sábado, 4 de junho de 2011

O verme azul e bronco

Por vezes, quando menos se espera, surgidos das brumas de uma manhã nascida de uma noite difícil, fervilha-nos a "mona" com ideias peregrinas de qualidade duvidosa.







Pontos de vista
João Bonzinho, jornal A Bola
3 de Junho de 2011



«Pode um clube com a dimensão do Benfica permitir que se chore a saída do lateral-esquerdo?»

Esta interrogação formulada pelo jornalista João Bonzinho, levanta-nos um ror de questões quase nada coincidentes com os pontos de vista daquele profissional da comunicação social.

Ao fazer o contra-ponto e ao insistir pela enésima vez na tese de que o presidente do FC Porto ‘é perfeito’ e que até a sua própria consciência só é avisada no preciso momento em que acontece a acção em si mesma, leva-nos a nós benfiquistas a formular diversas questões: 1) Permita-nos manifestar alguma incredulidade – o temos nós a ver com isso?; 2) O secretismo tão enaltecido só acontece porque o FC Porto não vende jornais nem faz manchetes televisivas, e a esmagadora maioria dos profissionais da comunicação social coibe-se de comentar os assuntos, excepto se for para debitar tiradas encomiásticas; 3) Contrariamente à teoria defendida por alguns, o Benfica jamais se reverá nos modos de actuação de PC e dos seus muchachos, por motivos já desenvolvidos até à exaustão; 4) É evidente que esses métodos ultra-secretos não nos encantam pela teia de interesses obscuros que normalmente lhe estão associados.Tratar dos negócios discretamente é outra coisa completamente diferente; 5) Onde viu ou notou Bonzinho que os benfiquistas estejam a chorar a partida do lateral-esquerdo, pese embora todos lhe reconheçamos a sua grande categoria e ser um jogador à Benfica?

Já por mais de uma vez notámos que Bonzinho é um entusiástico admirador do líder do Sistema. Para além de lhe assistir esse direito, é uma virtude ou um problema que só tem a ver com o próprio. Mas passar a vida a utilizar o comparativo relativo não nos parece o melhor método de potenciar uma superioridade que está desde sempre alicerçada em estruturas pantanosas.

O potenciamento de jogadores tem a ver com um conjunto muito diversificado de factores, o principal dos quais é a estabilidade de uma estrutura. E o que vemos nos diversos comentários (Bonzinho incluido), é o enaltecimento do facto em si, sem abordar em profundidade os factos penalizadores que o suportam (o facto de os reconhecerem como virtudes diz tudo). No fundo, seguem a tese tão cara lá por aquelas bandas de que os meios estão desde logo justificados pelos fins perseguidos e alcançados.

Esse tem sido de facto, o grande segredo do inolvidável timoneiro azul e branco, para o qual tem contado com a ajuda prestimosa de pessoas colocadas em sectores vitais e do silêncio compulsivo e conivente da esmagadora maioria de uma imprensa dócil que lhe diz amén, e que até chama ironias a calinadas ofensivas para a dignidade dos seus adversários, excepto o Benfica que na estrutura pintista é tratado como inimigo a abater.

Ao falar em acabrunhamentos e lágrimas, Bonzinho esquece-se de um pormenor importante – que os intensos e diários comentários sobre Coentrão são expendidos por uma imprensa ávidas de telenovelas. Também seria interessante lermos o seu comentário sobre a súbita mudança de agulha do Caxineiro que num curto espaço de tempo, mandou às malvas um contrato vitalício com o Benfica para passar a jogador do Real Madrid. Já agora e se não for pedir de mais, seria igualmente interessante ler a sua opinião sobre Cristiano Ronaldo que em vez de comentar a selecção que tem um jogo importantíssimo, dissertou sobre a mudança de Coentrão para o Real o que constitui uma forma de pressão inadmissível.

Mas se calhar foi tudo a pedido do Benfica para ver se acaba de verter lágrimas...

P.S. Ainda a propósito do tal desconhecido lateral-esquerdo pescado pelo FC Porto ao V.Setúbal parece que afinal, certamente com muito pesar de Bonzinho, não descobriram a pólvora sózinhos; lembra-se de um tal David Luiz e de um tal Vitória da Bahia?



obrigado Anti-Benfica.COM


por karlos


Sem comentários:

Enviar um comentário